Aquisições de fábricas, aumento da infraestrutura e números impressionantes de vendas impulsionam o crescimento do mercado de carros elétricos no país.

Uma nova era para a eletromobilidade pode ser observada no Brasil, principalmente com a industrialização focada no setor. Os sinais estão em investimentos como a aquisição da fábrica da Ford, na Bahia, pela montadora chinesa BYD. Além disso, tivemos a inauguração de uma fábrica da Eletra, voltada para os ônibus elétricos 100% nacionais em São Bernardo do Campo-SP.
Além disso, o barateamento dos automóveis e o aumento dos carregadores públicos e semipúblicos por todo o Brasil marcam uma nova fase para a eletromobilidade. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram registrados 6.435 emplacamentos em maio deste ano, estabelecendo a maior marca mensal de vendas de veículos leves eletrificados desde o início da série histórica e esse número tende a aumentar para o mês de junho. Com isso, o país ultrapassou a marca de 150 mil veículos elétricos em circulação, chegando a 152.453 em maio.
Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para a eletromobilidade, estamos vendo um passo no caminho para a eletrificação do país. “Os dados deixam claro que o Brasil tem o potencial de se tornar um grande símbolo da eletrificação, principalmente considerando a nossa matriz energética limpa e o potencial que é disponibilizado pela eletrificação das frotas de ônibus. Ao meu ver, esse é o primeiro grande passo para um futuro que é irreversível e imensurável”, afirmou o executivo.
Ainda segundo os dados da ABVE, no primeiro semestre deste ano, foram vendidas 26.014 unidades, um aumento de 59% em relação ao mesmo período de 2022. Esses números consolidam o primeiro semestre de 2023 como o melhor da série histórica da ABVE, evidenciando o crescimento contínuo do mercado de carros elétricos no Brasil. Porém, David destaca que podemos ver um salto com a produção de modelos mais populares no Brasil.